Tuesday, June 17, 2014

Etapas para definição de uma estratégia de controle de risco de saúde

Etapas para definição de uma estratégia de controle de risco de saúde

Sumariando, as etapas para definição de uma estratégia de controle incluem:
RECONHECIMENTO E AVALIAÇÃO DOS AGENTES E FATORES QUE PODEM OFERECER RISCO PARA A SAÚDE E PARA O MEIO AMBIENTE,


INCLUINDO A DEFINIÇÃO DE SEU IMPACTO: devem ser determinadas e localizadas as fontes de risco; as trajetórias
possíveis de propagação dos agentes nos ambientes de trabalho; os pontos de ação ou de entrada no
organismo; o número de trabalhadores expostos e a existência de problemas de saúde entre os trabalhadores
expostos ao agente. A interpretação dos resultados vai possibilitar conhecer o risco real para saúde e a
definição de prioridades para a ação;

TOMADA DE DECISÃO: resulta do reconhecimento de que há necessidade de prevenção, com base nas informações
obtidas na etapa anterior. A seleção das opções de controle deve ser adequada e realista, levando em
consideração a viabilidade técnica e econômica de sua implementação, operação e manutenção, bem
como a disponibilidade de recursos humanos e financeiros e a infra-estrutura existente;

PLANEJAMENTO: uma vez identificado o problema, tomada a decisão de controlá-lo, estabelecidas as prioridades de ação
e disponibilizados os recursos, deve ser elaborado um projeto detalhado quanto às medidas e procedimentos
preventivos a serem adotados;
AVALIAÇÃO.
Sobre as medidas organizacionais e gerenciais a serem adotadas visando à melhoria das condições de
trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores, particularmente para a prevenção dos transtornos mentais e do sofrimento
mental relacionado ao trabalho e de LER/DORT, sugere-se que sejam consultados o capítulo 10 (Transtornos Mentais
e do Comportamento Relacionados ao Trabalho) e o capítulo 18 (Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido
Conjuntivo Relacionadas ao Trabalho). No que se refere às condições de trabalho nocivas para a saúde, que decorrem
da organização e gestão do trabalho, as medidas recomendadas podem ser resumidas em:
- aumento do controle real das tarefas e do trabalho por parte daqueles que as realizam;
- aumento da participação real dos trabalhadores nos processos decisórios na empresa e facilidades
para sua organização;
- enriquecimento das tarefas, eliminando as atividades monótonas e repetitivas e as horas extras;
- estímulo a situações que permitam ao trabalhador o sentimento de que pertencem e/ou de que
fazem parte de um grupo;
- desenvolvimento de uma relação de confiança entre trabalhadores e demais integrantes do grupo,
inclusive superiores hierárquicos;
- estímulo às condições que ensejem a substituição da competição pela cooperação.




No comments:

Post a Comment