Sunday, December 22, 2013

Os cânceres ocupacionais

Os cânceres ocupacionais

- os cânceres ocupacionais não diferem, em suas características morfológicas e histológicas,
dos demais cânceres;
- em geral, existem exposições combinadas e/ou concomitantes.
Por outro lado, têm em comum com outras doenças ocupacionais a dificuldade de relacionar
as exposições à doença e o fato de que são, em sua grande maioria, preveníveis.
Dessa forma, a vigilância efetiva do câncer ocupacional é feita sobre os processos e atividades do trabalho
com potencial carcinogênico, ou seja, dos riscos ou das exposições. A vigilância de agravos ou efeitos para a saúde
busca a detecção precoce de casos e a investigação da possível relação com o trabalho para a identificação de
medidas de controle e intervenção.
A vigilância da saúde, no que se refere aos cânceres relacionados ao trabalho, consiste, basicamente, na
vigilância dos ambientes e condições de trabalho e na vigilância dos efeitos ou danos à saúde. Baseia-se em
conhecimentos clínicos, epidemiológicos, da higiene do trabalho, ergonomia, toxicologia, psicologia, entre outras
disciplinas, na percepção dos trabalhadores sobre seu trabalho e saúde e nas normas técnicas e regulamentos vigentes.
Como orientação geral, a vigilância ambiental deve seguir o estabelecido na Convenção/OIT n.º 139/1974,
que inclui:
- procurar, de todas as formas, substituir as substâncias e agentes cancerígenos por outros não
cancerígenos ou menos nocivos;
- reduzir o número de trabalhadores expostos, a duração e os níveis de exposição ao mínimo compatível
com a segurança;
- prescrever medidas de proteção;
- estabelecer sistema apropriado de registro;
- informar aos trabalhadores sobre os riscos e medidas a serem aplicadas;
- garantir a realização dos exames médicos necessários para avaliar os efeitos da exposição.
As medidas de controle ambiental da exposição a cancerígenos objetivam:
- manutenção de níveis de concentração próximos de zero;
- enclausuramento de processos e isolamento de setores de trabalho;
- normas de higiene e segurança rigorosas e medidas de limpeza geral dos ambientes de trabalho, com
limpeza a úmido ou lavagem com água das superfícies do ambiente (bancadas, paredes, solo) ou por
sucção, para retirada de partículas, antes do início das atividades;
- sistemas de ventilação exaustora local e de ventilação geral adequados e eficientes;
- monitoramento sistemático das concentrações de aerodispersóides no ar ambiente;
- mudanças na organização do trabalho que permitam diminuir o número de trabalhadores expostos e o
tempo de exposição;
- facilidades para higiene pessoal, recursos para banhos, lavagem das mãos, braços, rosto e troca de
vestuário;
- fornecimento, pelo empregador, de equipamentos de proteção individual adequados, em bom estado
de conservação, de modo complementar às medidas de proteção coletiva adotadas.



Fonte: Doenças do Trabalho

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